.png?width=200&height=111&name=paques-logo%20(1).png)
Superando os métodos tradicionais na Ben & Jerry's.
Soluções de biotecnologia da Paques para o sucesso
.png?width=200&height=111&name=paques-logo%20(1).png)
Soluções de biotecnologia da Paques para o sucesso
Em 1953, a padaria "De Valk", em Hellendoorn, lançou um sorvete de grande sucesso, o que levou a uma mudança da produção manual para a mecânica. Após a aquisição pela Unilever em 1985, a Ben & Jerry's começou a produzir lá em 2002. Hoje, 130 funcionários produzem o sorvete da Ben & Jerry's para mais de 20 países europeus. Comprometida em "Fazer o melhor sorvete possível da maneira mais agradável possível", a Ben & Jerry's usa ingredientes de comércio justo e práticas ecologicamente corretas. Eles também decidiram reduzir as emissões de CO2 convertendo resíduos e águas residuais em biogás para combustível de caldeira, diminuindo o consumo de gás natural e minimizando o impacto ambiental.
Inicialmente, a B&J foi aconselhada a separar os sólidos de gorduras e proteínas dos resíduos líquidos e a tratar esses fluxos separadamente. No entanto, a Paques propôs uma solução inovadora com o reator tudo em um, o processo BIOPAQ®AFR. Esse sistema avançado não apenas reduz as emissões de CO2 e os custos de descarga, mas também oferece uma área de cobertura compacta. Com um curto tempo de retenção hidráulica de menos de 3,5 dias, os resíduos são convertidos de forma eficiente em biogás. Esse processo é econômica e ecologicamente superior.
O sistema BIOPAQ®AFR proporcionou resultados notáveis para a B&J. A eficiência da remoção de DQO é de 90-95%, com o nível de DQO do efluente permanecendo abaixo de 1000 mg/l. O sistema produz uma média de 1750 m3 de biogás por dia, com uma produção máxima de 2640 m3. Depois de passar pelo tratamento com THIOPAQ®, a qualidade do biogás atinge 70% de CH4 e H2S < 25 ppm. Em comparação com as soluções regulares da concorrência, que exigem fluxos de tratamento separados, o processo BIOPAQ®AFR é uma abordagem simplificada e mais eficaz que ressalta o compromisso da Paques com a sustentabilidade e a inovação.
O sistema BIOPAQ®AFR (Reator de Flotação Anaeróbica) revoluciona a conversão de águas residuais contendo gordura e óleo em biogás rico em energia. Diferentemente dos métodos convencionais que necessitam de pré-tratamento, como pré-acidificação ou separação de gordura, o BIOPAQ®AFR integra uma unidade de flotação dentro do próprio reator. Esse projeto inovador mantém o lodo dentro do reator, permitindo que a água branca se prenda à biomassa, fazendo com que ela flutue e se separe da água. A biomassa retida aumenta significativamente a eficiência.
Essa solução de reator tudo-em-um não apenas simplifica o processo, mas também oferece resultados notáveis. Com tempos de retenção de lodo que variam de 50 a 100 dias, o sistema suporta bactérias de crescimento lento que removem eficientemente os compostos orgânicos e maximizam a produção de biogás. Isso leva a uma redução nos custos de descarga em mais de 90%. Além disso, o sistema BIOPAQ®AFR requer um consumo mínimo de produtos químicos, sendo necessária apenas uma dosagem cáustica ocasional.
Além do BIOPAQ®AFR, o sistema THIOPAQ® otimiza ainda mais a produção de biogás, depurando o H2S do biogás e convertendo-o biologicamente em enxofre elementar. O baixo consumo de cáustico no THIOPAQ® garante que o biogás atenda aos rigorosos padrões de qualidade para uso em caldeiras ou sistemas combinados de calor e energia (CHP).
Em comparação com as soluções tradicionais que separam sólidos, gorduras e proteínas em diferentes fluxos, a abordagem integrada do BIOPAQ®AFR simplifica as operações, aumenta a eficiência e reduz os custos operacionais. Isso o torna uma solução ideal para o tratamento sustentável de águas residuais e a produção de biogás.

O "Chunkinator" representa a melhor opção ambiental e comercial para reduzir o impacto ambiental do local e o custo do descarte de efluentes. Ao criar energia renovável com BIOPAQ®AFR, ele se encaixa perfeitamente em uma das muitas missões da marca Ben & Jerry's.
Tratar águas residuais altamente concentradas e que contêm gordura.
Maximizar a produção de biogás convertendo carboidratos, proteínas e gorduras.
Obter um processo confiável e estável.
Espaço limitado disponível na fábrica.
Em vez da abordagem inicial de separar sólidos (gorduras e proteínas) dos resíduos líquidos para tratamento separado, a Paques propôs a solução do reator tudo-em-um: o processo BIOPAQ AFR.
Solução compacta e completa que combina pré-tratamento, tratamento principal e pós-tratamento.
Aplicação da inovadora tecnologia BIOPAQ AFR (Anaerobic Floatation Reactor) com unidade de flotação integrada, combinada com a tecnologia THIOPAQ®.
Em menos de 3,5 dias, o resíduo é convertido em biogás.
O sistema resultou em:
Eficiência Total: Eficiência de remoção de DQO (Demanda Química de Oxigênio) total superior a 90%.
Economia de Custos: Diminuição dos custos com o descarte de águas residuais.
Energia Renovável: Produção de biogás usado nas caldeiras para aquecer a água do processo.
Redução de $CO_{2}$: O biogás produzido cobre mais de 50% do consumo de gás natural, o que significa alta redução na emissão de $CO_{2}$.
Operação: Não utiliza produtos químicos (exceto dosagem cáustica ocasional), não gera problemas de odor e tem tempo de retenção curto.
Processo: 40 milhões de litros de sorvete Ben & Jerry's por ano.
Efluente (Resíduo): Máximo de 200 m³/dia.
Carga de DQO: Máx. 4.400 kg/dia de DQO (média de 2.900 kg/dia).
Composição: Gelo, leite, creme, frutas (orgânicos: carboidratos, proteínas, gorduras).
Produção de Biogás: Média de 1.750 m³/dia (máximo de 2.640 m³/dia).
Qualidade do Biogás: 70% $CH_{4}$ (Metano), $H_{2}S < 25$ ppm, após tratamento com THIOPAQ®.
Sistema que converte resíduos (água) contendo gordura e óleo de forma eficaz em biogás rico em energia.
Não requer pré-tratamento (acidificação prévia ou separação de gordura).
Possui uma unidade de flotação integrada que retém a biomassa dentro do reator.
O tempo de retenção de lodo de 50 a 100 dias permite que bactérias de crescimento lento realizem a remoção de compostos orgânicos de forma altamente eficiente e a máxima produção de biogás.
O gás sulfídrico (H2S) do biogás é depurado (scrubbed) e biologicamente convertido em enxofre elementar.
O consumo de soda cáustica é baixo, e a qualidade do biogás atende aos rigorosos requisitos para uso em caldeiras ou Geração Combinada de Calor e Energia (CHP).
Faça o download do documento do caso da Ben & Jerry's e descubra como o inovador sistema BIOPAQ®AFR revoluciona o tratamento de águas residuais ao integrar a tecnologia de flotação no reator, aumentando a eficiência e reduzindo os custos em mais de 90%. Saiba mais sobre o uso mínimo de produtos químicos e a otimização da qualidade do biogás pelo sistema THIOPAQ®.