Presente em todos os ramos da Indústria de Alimentos

.png)
A Paques já ajudou mais de seiscentos clientes com soluções biotécnicas econômicas e sustentáveis para o tratamento de efluentes do setor alimentício.
Desafios gerais no tratamento de efluentes gerados na indústria de alimentos
A água desempenha um papel fundamental na produção de alimentos processados, servindo como um solvente universal, um ingrediente-chave e um componente crítico em vários estágios de fabricação. A água serve como veículo para aditivos, aromas e nutrientes que contribuem para o sabor, a textura e a segurança dos produtos finais. Ela também é essencial para a limpeza de matérias-primas, processamento de ingredientes, resfriamento de equipamentos e garantia de padrões de higiene em toda a produção.
No entanto, o uso extensivo de água no processamento de alimentos apresenta desafios significativos. Os mais importantes são:
- A necessidade de água de alta qualidade para atender aos rigorosos padrões de higiene e segurança
- Gerenciar os grandes volumes de efluentes gerados
- Abordar as preocupações ambientais, como a poluição da água por resíduos de processamento
Uso responsável da água
A promoção da gestão responsável da água em toda a cadeia de suprimentos de processamento de alimentos é necessária para atender de forma sustentável à crescente demanda global por alimentos processados. Para garantir a conformidade regulatória com os padrões de qualidade da água e mitigar os impactos ambientais das águas residuais do setor de alimentos, são essenciais práticas sustentáveis de gestão da água, incluindo tecnologias eficientes de reutilização e reciclagem de água para o tratamento de efluentes do setor de alimentos.
Podemos ajudá-lo a
➔ Criar energia renovável a partir de efluentes
➔ Reduzir os custos de descarga e, ao mesmo tempo, cumprir as normas ambientais
➔ Reciclar água de processo e não-processo (por exemplo, água para caldeiras a vapor)
➔ Reduzir o consumo de água doce
Desafios específicos do tratamento
As águas residuais do setor de alimentos geralmente contêm diferentes cargas de compostos orgânicos (e uma ampla gama de DQO).
Além disso, há desafios específicos no tratamento de águas residuais do setor alimentício, dependendo do tipo de alimento processado. Por exemplo, gorduras, óleos e graxas (em laticínios e processamento de aves), grandes concentrações de amônia (em matadouros, processamento de peixes, produção de levedura e gelatina), grandes concentrações de fósforo (no processamento de batatas e peixes) ou grande quantidade de sólidos no efluente (na produção de laticínios e levedura).
Solução de todos os desafios no tratamento de efluentes do setor alimentício
Para cada tipo de efluente do setor alimentício, a Paques tem uma solução.
- Nossos reatores anaeróbios transformam a DQO em biogás valioso e água limpa, como o BIOPAQ® UASB, o BIOPAQ® IC, o BIOPAQ® ICX e o BIOPAQ® RISE.
- O BIOPAQ® AFR foi desenvolvido para transformar anaerobicamente o FOG em biogás, eliminando a necessidade de flotação (DAF).
- Quando os sólidos no efluente do processamento de alimentos são um problema, oferecemos nossa tecnologia CBD®, que elimina o pré-tratamento.
- A ANAMMOX® permite que o nitrogênio excessivo seja removido, usando até 60% menos energia de aeração em comparação com os sistemas convencionais e sem a necessidade de uma fonte externa de carbono.
- O PHOSPAQ® é uma forma econômica e sustentável de recuperar o fósforo por meio da formação de estruvita.
- THIOPAQ® remove o H2S do biogás gerado por nossas tecnologias anaeróbias. A Paques também forneceu um grande número de estações de tratamento de efluentes completas e prontas para uso para o setor de alimentos em todo o mundo, combinando nossas tecnologias com tecnologias de pré-tratamento e reutilização.
