Pular para o conteúdo
valor-ambiental-paques=produto-thiotec-metal-header-634x370

Líder na revolução biotecnológicaem efluentes e biogás

THIOTEQ Metal

paques-logo (1)

Por que deixar que metais valiosos dissolvidos sejam desperdiçados? Por que misturar metal tóxico com uma pilha de gesso? A tecnologia THIOTEQ Metal recupera metais dissolvidos de líquidos por meio da formação de sulfetos metálicos de alta pureza. Eles podem ser comercializados ou descartados em uma forma muito compacta. O sulfeto necessário para esse processo é gerado no local em um biorreator a partir de uma fonte de enxofre de baixo custo em temperatura e pressão ambiente. Os clientes obtêm o ROI da instalação do THIOTEQ Metal em até três anos.

Por que escolher o ANAMMOX® como seu sistema de remoção de nitrogênio?

Faixa de aplicação típica para recuperação de metais economicamente atraente


Aplicativo Faixa
Concentração de metal dissolvido 50 a 5.000 mg/l
Faixa de pH 0 a 10
Faixa de temperatura 0 a 80ºC
Demanda típica de sulfeto 100 kg a > 20 toneladas por dia



Para a remoção simultânea de sulfato e a recuperação de metais, consulte SULFATEQ

Melhor do que a precipitação de hidróxido de metal

Em comparação com a precipitação como hidróxidos metálicos, o THIOTEQ oferece

  • Concentrações mais baixas de efluentes metálicos
  • Receita de sulfetos metálicos: ROI atraente em concentrações de metal > 0,1 g/l
  • Capacidade de lidar com complexos e com a maioria dos agentes quelantes
  • Melhores características de sedimentação e desidratação do lodo de sulfeto de metal

A precipitação de sulfeto seria amplamente aplicada se o alto custo de transporte, armazenamento ou produção de sulfeto no local (como NaSH ou H2S) não impedisse sua aplicação prática.

A tecnologia THIOTEQ Metal resolve esse problema com um gerador de sulfeto biogênico que gera sulfeto no local e sob demanda em condições ambientais. Tudo o que é necessário para permitir a produção é o enxofre elementar, uma fonte de alimento como o álcool e alguns nutrientes semelhantes a fertilizantes. O sulfeto é transportado do gerador para um ou mais contatores por meio de um ciclo de gás fechado.

Vantagens do THIOTEQ™ Metal em relação ao NaSH ou ao H2S químico

 
  • Fonte de sulfeto econômica: menor custo por tonelada de sulfeto metálico produzido
  • Processo seguro em condições ambientais
  • Produção de sulfeto no local: sem transporte e armazenamento de sulfeto perigoso
  • Melhor seletividade de metais, maior qualidade do produto
  • Processo flexível: a produção se ajusta naturalmente à demanda
  • Processo robusto e comprovado

Princípio de funcionamento

O processo patenteado Paques THIOTEQ Metal consiste em dois estágios: um químico e um biológico. A água a ser processada passa apenas pelo estágio químico. O sulfeto é produzido no estágio biológico e transportado para o estágio químico (precipitação) por meio de um reciclo de gás.

 

Estágio biológico

Um biocatalisador produz sulfeto a partir do enxofre elementar e de uma matéria-prima orgânica, como etanol ou hidrogênio. O biocatalisador cresce em um biorreator com um tempo de retenção hidráulica muito longo e não é afetado pelas características do fluxo do processo. As condições no biorreator são ambientais, o que torna sua operação segura.

Estágio químico - contator

O sulfeto é transportado por meio de um reciclo de gás para o estágio químico, que consiste em um contator gás-líquido. O H2S se dissolve no líquido do processo e reage praticamente de forma instantânea com o metal dissolvido. O sulfeto de metal formado é separado por decantação por gravidade e desidratado. O gás pobre é reciclado de volta para o estágio biológico.

Mais informações

Para obter mais informações sobre o setor Mineração, entre em contato conosco e/ou faça o download do nosso folheto de caso de negócios sobre como recuperamos cobre na mina de ouro de Pueblo Viejo, na República Dominicana.