Pular para o conteúdo
Informações para processadores de açúcar e destilarias

Tratamento de efluentes industriais de destilarias

valor-ambiental-paques-setor-acucar-e-etanol-header-634x320
paques-logo (1)

Devido à nossa ampla experiência no tratamento de efluentes provenientes do processamento de açúcar e da produção de etanol, mais de 100 processadores de açúcar e destilarias confiam na Paques para um tratamento de efluentes industriais de açúcar e destilarias com boa relação custo-benefício.

Gestão da água na produção de açúcar e etanol

Práticas sustentáveis de gestão da água são cruciais para garantir a viabilidade de longo prazo da produção de açúcar e etanol, pois a água é vital para esses processos. Na produção de açúcar, a água é amplamente utilizada na irrigação dos canaviais, na lavagem e extração do caldo da cana colhida e nas etapas subsequentes de refino e cristalização. Da mesma forma, na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, a água é essencial para a fermentação, onde as leveduras convertem os açúcares em etanol, e nos processos de destilação para separar o etanol da água.

No entanto, o grande desafio está na gestão sustentável dos recursos hídricos, para evitar a sobrecarga no abastecimento local e os impactos na qualidade da água devido ao descarte de efluentes do processo. Enfrentar esses desafios requer a implementação de práticas eficientes de irrigação, a otimização do uso da água nas plantas industriais por meio de reciclagem e reuso, e a adoção de tecnologias avançadas de tratamento de efluentes industriais para minimizar o impacto ambiental. As biotecnologias da Paques revitalizam os recursos e tornam o tratamento de efluentes de açúcar e destilarias muito mais sustentável.

Biotecnologia para todos os tipos de efluentes de açúcar e etanol

O tratamento de efluentes industriais de destilarias envolve muitas variáveis. Os substratos variam de beterraba a cana-de-açúcar, de trigo a mandioca ou agave. Da mesma forma, o produto final pode ser açúcar, etanol ou uma variedade de destilados. Também existem diversos tipos de efluentes provenientes da produção de açúcar e etanol: condensados, borra fina, vinhaça e efluentes convencionais do processo produtivo.

A Paques possui ampla experiência com os mais variados efluentes de destilarias, graças à nossa presença global e mais de 100 referências no tratamento de efluentes de destilarias e da indústria açucareira. Isso inclui condensados de evaporadores, borra fina (com cereais, agave e/ou frutas como matéria-prima) e vinhaça de cana-de-açúcar.

Soluções para o tratamento de efluentes industriais de destilarias:

 

  • As correntes de efluentes provenientes da produção de (bio)etanol ou destilados alcoólicos à base de etanol são geralmente bem adequadas para o tratamento anaeróbio de efluentes, pois contêm compostos orgânicos. Fomos pioneiros em soluções anaeróbias que transformam os poluentes orgânicos da produção de açúcar e etanol em biogás valioso e água limpa, como BIOPAQ® UASB, BIOPAQ® IC e BIOPAQ® ICX.
  • Quando a quantidade de sólidos no tratamento de águas de destilaria é muito alta, oferecemos nossa tecnologia CBD® , que elimina a necessidade de pré-tratamento.
  • ANAMMOX® permite remover o excesso de nitrogênio com até 60 % menos energia de aeração em comparação com sistemas convencionais e sem a necessidade de fonte externa de carbono como o metanol. Isso pode ser aplicável para o tratamento da vinhaça quando o grão é usado como matéria-prima.
  • Também podemos remover o H2S do biogás gerado pelas nossas tecnologias anaeróbias utilizando o sistema THIOPAQ® .
  • A Paques também forneceu um grande número de estações de tratamento de efluentes completas e turnkey para produtores de açúcar e etanol em todo o mundo, combinando nossas tecnologias com soluções de pré-tratamento e reúso de água.

Recomendações por nicho industrial

 

Destilarias que evaporam a vinhaça e necessitam de tratamento do condensado, como DCM Shiriam, Dalmia Chini Mills e Crystal Union. Vazão: Moderada
DQO: Alta (até 25.000 mg/L)
Contaminantes: Etanol, ácidos orgânicos
Invista em uma linha completa e estável de tratamento de efluentes (BIOPAQ® IC ou ICX) incluindo tratamento aeróbico secundário e reúso de água para garantir eficiência durante todo o ano e economia de energia e água.
Destilarias à base de melaço, que tratam diretamente a vinhaça, como St James Distillery e Riviere du Mat. Vazão: Moderada a alta
DQO: Muito alta (80.000–100.000 mg/L)
Contaminantes: Melanoidinas, ácidos orgânicos, sulfatos, sais, alta carga orgânica
É necessário um sistema completo e confiável com alta eficiência na remoção de DQO e máxima produção de biogás: BIOPAQ® CBD + THIOPAQ®
  • Espaço limitado, DQO muito alta, risco de precipitados => BIOPAQ® CBD
  • Grandes volumes de biogás com H2S => THIOPAQ®
  • Necessidade de recuperação de fósforo? => PHOSPAQ
Usinas de açúcar (processadores de cana e beterraba), como Cofco Guangxi e Royal Cosun Vazão: Alta (até 100.000 m³/dia)
DQO: Alta (5.000–20.000 mg/L)
Contaminantes: Açúcares, ácidos orgânicos, sólidos suspensos, cálcio
Invista em um reator anaeróbio de alta taxa robusto e confiável (BIOPAQ® IC) para tratar a DQO elevada, recuperar biogás e atender aos limites de lançamento – mesmo durante os picos de safra.
Destilarias à base de agave, como Tequila Patron e Jose Cuervo Vazão: Moderada (até 10.000 m3/dia)
DQO: Alta (20.000–40.000 mg/L)
Contaminantes: Açúcares, ácidos orgânicos, sólidos suspensos
Instale um sistema comprovado: BIOPAQ® ICX ou BIOPAQ® UASB-plus para tratar a DQO elevada, recuperar biogás e atender aos limites de descarte. THIOPAQ® é a solução ideal para a dessulfurização do biogás com H2S.
Plantas de etanol à base de grãos, como Cofco Zhaodong e Diageo Cameronbridge Vazão: Alta
DQO: Alta (20.000–50.000 mg/L)
Contaminantes: Vinhaça, ácidos orgânicos, nutrientes, material suspenso
Instale uma linha completa de tratamento de efluentes (BIOPAQ® UASBplus + PHOSPAQ + ASTRASAND® ) para maximizar a remoção de DQO, recuperar nutrientes e produzir energia renovável a partir do resíduo.

Tratamento biológico de efluentes de vinhaça provenientes da cana-de-açúcar

Os dois processos mais eficientes para o tratamento de efluentes de vinhaça, que normalmente apresentam 45.000–50.000 mg/L de DQO, são:

  1. Primeiro, separam-se os sólidos da vinhaça usando uma centrífuga. Isso reduz o conteúdo de sólidos, deixando uma corrente líquida com menos de 500 mg/L de sólidos suspensos. Essa fração líquida é tratada em um reator BIOPAQ® ICX ou BIOPAQ® UASBplus, projetados para altas cargas volumétricas. Opcionalmente, os sólidos separados podem ser misturados com torta de filtro e tratados em um reator BIOPAQ® CBD, otimizado para efluentes com alta concentração de sólidos. Essas duas tecnologias funcionam em paralelo: uma para efluentes com baixa carga de sólidos e outra para alta, garantindo máxima produção de biogás. Jose Cuervo e Patron Tequila já utilizam esse processo no México para tratar 100 toneladas de DQO de vinhaça de tequila por dia.

  2. Alternativamente, é possível tratar diretamente a vinhaça mais concentrada, com alto teor de sólidos suspensos e sais, em nosso reator BIOPAQ® CBD de nova geração, desenvolvido para efluentes com alta DQO, sólidos e salinidade. Opcionalmente, a torta de filtro também pode ser adicionada ao afluente para aumentar ainda mais a produção de gás, inclusive fora da safra da cana-de-açúcar.

Precisa de mais informações sobre os produtos Paques?

Explore estes artigos para obter insights detalhados sobre os produtos destacados neste caso de projeto.
valor-ambiental-paques-produto-anammox-thumb-375x375

ANAMMOX®

Procurando um sistema sustentável e econômico de remoção de nitrogênio? Com o ANAMMOX para remoção de amônia de efluentes e amônia de gases residuais, é possível economizar até 60% dos custos operacionais em comparação com os sistemas convencionais e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de CO2

Leia mais
valor-ambiental-paques-produto-biopaq-cbd-thumb-375x375-1

BIOPAQ® CBD

O inovador biodigestor de fundo limpo BIOPAQ® CBD trata de forma eficaz afluentes de alta carga e efluentes com alta concentração de sólidos em um biorreator anaeróbio.

Leia mais
valor-ambiental-paques-produto-biopaq-icx-thumb-375x375

BIOPAQ® ICX

Tratamento anaeróbio flexível de efluentes com base na tecnologia BIOPAQ IC e implementável em ativos existentes.

Leia mais
valor-ambiental-paques-produto-biopaq-rise-thumb-375x375

BIOPAQ® RISE

O BIOPAQ® RISE prepara seu sistema de tratamento para uma maior taxa de aplicação, melhorando o rendimento geral sem comprometer a eficiência do tratamento. Seu design exclusivo e compacto permite fácil limpeza e integração simples em qualquer configuração. Em outras palavras, o BIOPAQ® RISE é um componente essencial no retrofit de sistemas anaeróbios.

Leia mais